quinta-feira, 23 de junho de 2011

Racismo e Preconceito

Falar sobre racismo e preconceito é muito difícil, mas necessário.


O preconceito racial afeta a todos. Na medida em que o preconceito racial se manifesta em que as pessoas são "pré-julgadas" com base nas características superficiais, devemos honestamente concluir que todas as pessoas "sofrem" deste mal em vários níveis. Quando não conhecemos um indivíduo bem, começamos a caracterizá-lo, consciente ou inconscientemente, com base no que vemos. Novamente, isso é devido à nossa ignorância do verdadeiro caráter da pessoa e personalidade. Formamos opiniões muitas vezes baseadas em generalizações: "todas as pessoas de tal ou tal raça são. . ." Podemos preencher as lacunas com as expectativas de que certas raças são intelectualmente superiores, cheias de avareza, mais inclinadas artisticamente ou atleticamente, ou supostamente são mais prováveis de serem desonestos. Essas idéias foram formadas pela sociedade, mídia e pela forma como fomos criados.

Talvez essas idéias tenham sido ensinadas direta ou indiretamente pelos nossos próprios pais. Qualquer que seja a fonte, mesmo o membro mais esclarecido de uma sociedade vai perceber que, em certa medida, ele ou ela está julgando uma outra pessoa com base em aspectos superficiais de raça.
Este racismo enraizado, velado, disfarçado, mas sempre violento, acontece em nossa sociedade, devido ao mito da democracia racial.



Se somos todos mestiços, como pode haver preconceito?Existe também o racismo cordial... Convivemos muito bem com brancos e negros, mas sempre achando que os negros não têm a mesma capacitação. Que idiotice!! Existem negros tão inteligentes quanto... Veja o caso do presidente dos EUA Barack Obama, um cara super inteligente, cordial Outro exemplo de sucesso, é a apresentadora Oprah Winfrey, que comandou durante muito tempo o melhor talk show de todos os tempos na TV mundial. Sem falar de Nelson Mandela, advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul. Entre outros...

O preconceito é tanto, que os brancos acabam tendo medo de usar a palavra negro, dizendo ao outro: "Você não é negro, é mulato, moreno..."

Mas vale lembrar que o racismo não existe só por parte do branco contra o negro. Muitas vezes já ouvi negros chamando os brancos de "Branquelo", "sem cor", "aguados"... Se uma pessoa branca chama o negro de "preto", acaba sendo julgado por racismo, mas se o negro chama o branco de "Branquelo azedo" não dá em nada!
Porque? Justamente porque alguns acham que ser negro é ser diferente, é não ter possibilidades de melhorias, que não impõem respeito. Alguns são racistas com sua própria raça! Não gostam de ser negros, quantos artistas internacionais fazem tratamento para clarear a pele? E aqueles que aceitam a "cota para negros" nas faculdades? DISCRIMINAÇÃO total! Porque os negros precisam de cotas?
Para entrar numa universidade, basta ter força de vontade, determinação, ter sonhos e lutar por eles. A cor da pessoa não o torna diferente de ninguém!



 A Bíblia diz em Atos 17:26.: "E de um só sangue fez toda a geração dos homens..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu coments!