quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Bullying...

Estou de volta pra falar sobre Bullying... 

Esse texto não é original, porque a anta aqui perdeu o arquivo anterior, que modéstia a parte estava muito bom. Mas como eu queria muito falar sobre isso, reescrevi.

De repente parece que bullying virou moda né?! Muito se ouve falar, as agressões estão sendo mais constantes, a TV então, está sempre mostrando casos de bullying no Brasil e no mundo.


Você certamente sabe o que quer dizer bullying, mas mesmo assim vamos reforçar o tema.

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo BULLY (que do inglês, quer dizer valentão), ou até por um grupo de indivíduos.
É bem mais comum em ambientes escolares, e na maioria das vezes, as crianças sofrem as agressões longe da vista dos adultos, aonde grande parte não reage ou fala sobre a agressão sofrida.

Todo mundo já sofreu ou cometeu bullying uma vez na vida! E engraçado que no meu tempo não existia esse termo, antes eram apenas apelidos, zuações, piadinhas... Mas claro que de tão mau gosto que algumas vezes magoava.
Eu sofri horrores com o bullying, eu era chamada de dente de cavalo, dentuça, Mané mago (aquele bichinho do rabo fino que voa), seriema, Olivia palito, enfim... Tinha pra todos os gostos. Isso me fazia tão mal! Tanto que durante uma época da adolescência passei por um problema terrível, justamente por tantas agressões psicológicas. (Esse assunto está abordado no tema do post abaixo: DEPRESSÃO).

Hoje, vendo como a vida se tornou banal, percebo o quanto o ser humano tem a cabeça fraca e se revolta a ponto de machucar seriamente outras pessoas. Um caso que me chamou a atenção aqui em Fortaleza, foi o das irmãs que estudavam na mesma escola, e uma delas recebeu uma facada (não tenho certeza, mas acho que foi na cabeça?!)... A que morreu, segundo a matéria era uma agressora. A vítima do bullying se revoltou de tal maneira com as “piadinhas sarcásticas e maldosas” que ouvia, que no seu momento de raiva, deferiu facadas na agressora. Outro caso que marcou muito foi o do jovem em são Paulo, que arquitetou tudo, entrando na antiga escola que estudava, e saiu atirando geral nas crianças. Crianças essas, que nem sabiam quem ele era, nem tinham conhecimento sobre tudo o que ele havia vivido nos tempos de escola. Uma ignorância tamanha, que acho que nem a Wikipédia é capaz de definir tais comportamentos.

O bullying não escolhe classe social. Essas agressões levam as vítimas na maioria das vezes, a se isolarem socialmente... Muitos são as técnicas desse mau comportamento. Entre eles, fazem comentários maldosos e até mentirosos sobre alguém, ridicularizam seu modo de se vestir... Etnia, religião, incapacidades, opção sexual, diversidades, estereótipos, nível de renda, entre outros são os mais comuns para gerar uma agressão.


“Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que se torne habitual. Realmente, há evidências documentadas, que indicam que a prática do assédio escolar durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta.”

Ao contrário dos que se revoltam, existem aqueles também que tamanha é a pressão psicológica, que muitos acabam se isolando, ficando mais calados, aterrorizados, se sentem humilhados, perdendo a vontade de voltar à escola, ou ao local de trabalho, acarretando uma grande depressão, e aí entra o caso dos suicídas. Muitos tentam, ou se suicidam porque pensam que não são bons o suficiente como os outros acham que ele deveria ser, ou porque realmente se sentem infelizes, achando que viver daquela forma não tem grande vantagem. Em algumas situações, o suicídio vem em forma de protesto, pra fazer com que as pessoas percebam o mal que aquilo ocasiona.

  
Precisamos educar as pessoas! As crianças, e também os adultos que na “brincadeira” agridem colegas de trabalho, ou por maldade mesmo, atormentam as pessoas que na vista deles, são indefesos.

É preciso conscientização de que bullying é um ato de grande violência psicológica que gera inúmeras consequências.


Se você quiser acrescentar sua opinião sobre esse tema ou contar algo que viveu, fique a vontade! 

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELO SEU BLOG, PRECISAMOS DE MAIS PESSOAS QUE QUERA ABORDA ESSES TEMAS E MOSTRA PARA A NOSSA SOCIEDADE O QUE ESTA ACONTECENDO DENTRO E FORA DA SUAS CASAS, ESSE TEMA ESTA SENDO MUITO ABORDADO EM REDES SÓCIAS E NA TV, PODE SER UNS DOS TEMAS QUE TAMBÉM PODE CAI NA PROVA DOS VESTIBULARES OU ATÉ MESMO NO ENEM 2011.

    MAIS UMA VEZ PARABÉNS E NÓS QUE TEMOS BLOG OU PARTICIPAMOS DE REDES SÓCIAS TEMOS QUE ABORDA ESSES ASSUNTO QUE MUITAS VEZES PASSA POR DESPERCEBIDOS OU ATÉ MESMO POR PESSOAS QUE FIGUEM QUE NÃO VÊ ESSE TIPO DE ACREÇÃO VERBAL, FÍSICA E PSICOLÓGICA QUE PODE DEIXA SUA VITIMAS COM TRAMAS PARA O RESTO DE SUAS VIDAS ASSIM É O BULLYING.

    GOSTO MUITO DOS TEMAS QUE VOCÊ VAI ABORDA EM SEU BLOG E SÃO COM ESSAS PEQUENAS INICIATIVAS QUE VAMOS MOSTRANDO DO PARA A SOCIEDADE O QUE REALMENTE VEM ACONTECENDO EM NOSSAS CIDADES E NO BRASIL.

    ResponderExcluir

Deixe seu coments!